Correio Popular Notícia



PONTO M
Cerveja faz bem à saúde ?

Data da notícia: 2014-12-19 13:02:59
Foto:

O consumo moderado de cerveja traz benefícios para a saúde, sobretudo para o sistema cardiovascular. Uma cerveja por dia para as mulheres e duas para os homens são a quantidade ideal. Mais do que isso é prejudicial à saúde. Se forem respeitadas as doses recomendadas, a cerveja ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, desacelera o envelhecimento, favorece o sistema imunitário e a saúde dos ossos.

Contudo, todos os benefícios só sucedem no organismo se as doses recomendadas de cerveja forem acompanhadas por uma alimentação equilibrada e exercício físico. Quem garante é a nutricionista Vanessa Pimentel que garante que desta forma, quebra-se o mito de que a cerveja engorda. ?A cerveja é uma bebida saudável e que faz parte da dieta do Homem desde os ancestrais. É muitas vezes olhada de forma injusta como sendo uma bebida inferior ao vinho. Apesar de tudo, quando consumida com moderação, a cerveja faz bem à saúde, reduz o colesterol, melhora o sistema imunitário, é antioxidante e, contrariamente ao que a maioria das pessoas pensam, a cerveja não engorda?, diz ela.

O consumo moderado de cerveja, ao contrário do que acontece com o consumo excessivo e com a abstenção, pode proteger as pessoas de doenças cardiovasculares, como por exemplo: ataques de coração e algumas formas de trombose, conforme já foi demonstrado em vários estudos. Deste modo, estima-se que a ingestão de 30g de álcool por dia (cerca de 3 copos de cerveja), pode reduzir o risco de doenças coronárias em 25%. A explicação para esta situação acontece na quantidade de colesterol no sangue (HD2, o bom colesterol) aumentar quando se consome álcool, diminuindo assim o risco de doenças. Investigações realizadas mostram que 2 copos de cerveja por dia (20g de álcool) pode aumentar o colesterol HDL na ordem dos 4%. É claro que o consumo em excesso não vai fazer este valor subir, indo, ao invés, provocar vários problemas em outros sistemas do nosso organismo.

Vale lembrar que o fato de bebermos dois copos de cerveja não evitará o aparecimento de qualquer uma das doenças mencionadas. Outros fatores como o controlo do peso, uma dieta equilibrada ou o exercício físico regular são essenciais para uma melhor qualidade de vida. No entanto, facilmente se percebe que, tendo em conta os produtos que servem para elaborarmos uma cerveja, muitas outras virtudes poderão ser investigadas nos próximos anos. ?Agora, sabe-se que a cerveja é uma excelente fonte de vitaminas, sendo especialmente rica em vitaminas do grupo B, como por exemplo a niacina, a ribofalvina, a piridoxina e os folatos. De fato, a piridoxina (vitamina B6) dá uma proteção adicional aos seus consumidores contra as doenças cardiovasculares, comparativamente com o que acontece aos consumidores de vinho e bebidas alcoólicas?, conta Vanessa Pimentel.

A cerveja contém, por bebida (de teor equivalente de álcool), mais do que duas vezes os antioxidantes do vinho branco e apenas metade dos que contém o vinho tinto. ?Muitos dos antioxidantes do vinho tinto são constituídos por moléculas de elevado peso que, por isso, não são tão facilmente absorvidas pelo organismo como as moléculas mais pequenas presentes na cerveja. Para além do mais, recentes investigações demonstraram que certos antioxidantes têm capacidade para ajudar na luta contra o cancro (do trato gastrointestinal, do peito e tiróide, pelo menos)?, finaliza a nutricionista. Com informações da DNA Comunicação.

Fonte:






Noticia vista 1432 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.